Sistema SURTE


Pensando sobre um sistema de RPG para fazer adaptações, peguei algumas bases (expandindo) do que tinha aqui e aqui para resultar no sistema SURTE (Sistema Ultra Rápido de Teatro Emergente). Procurei colocar bastante coisa dos RPG Indie, mas no final acho que ficou com uma cara própria. Estou muito satisfeito com o resultado e já com mais posts preparados sobre.


MAS DO QUE SE TRATA ISSO??

SURTE (Sistema Ultra Rápido de Teatro Emergente) é um RPG voltado para cenas dramáticas, mas pode servir para adaptações mais simples ou mais complexas, de acordo com o Mestre. Há duas mecânicas básicas por trás do seu funcionamento:

1. No começo de um Eixo Narrativo, saque uma carta de um baralho sem os coringas e role 1 dado de 6 lados (1d6). Compare o naipe da carta e o dado rolado com a tabela abaixo:

-

 ♥ 

1 Desentendimento numa Relação Problemas nos Estudos/Trabalho Desentendimento com Amigo/Família Doença/Acidente
2 Traição Traição no Trabalho/Professor Traição de Amigo/Família Vítima de um Crime
3Triângulo Amoroso Mudança Separação dos Pais/Briga entre Familiares/Amigos Sorte Grande
4Ódio Mortal Cobrança da Família/Sociedade Perda (ou ganho) de Popularidade/Autoestima Rejeição
5 Rivais que se Tornam Amantes Rival nos Estudos/Trabalho Rival entre os seus Amigos ou na Família Morte
6 Novo Interesse Amoroso Fim de um Estudo/Projeto ou Aposentadoria Superar uma Relação Oportunidade de Negócio

2. Sempre que for realizar uma ação ou reação, role 1d6 e some com uma característica correspondente (na dúvida, pergunte ao Mestre, ele sempre tem a palavra final). Compare o resultado com um valor fixo (dificuldade) ou contra outro personagem resistindo.

MAS O QUE É UM EIXO NARRATIVO??

Eixo narrativo pode ser resumido como uma trama ou tema que vai guiar a história do seu personagem até que ela seja resolvida. Isso pode levar uma ou mais sessões de jogo e o personagem deve marcar 1 de Experiência antes de terminar um eixo narrativo e começar um outro.

MAS QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS??

Celeridade, Combate, Constituição, Comunicação e Consciência. Elas são bem autoexplicativas. Na dúvida, sempre pergunte ao Mestre o que pode ou não ser feito com cada uma delas. Você distribui os valores: +2, +1, +1, 0 e 0 entre elas para criar seu personagem.

Além disso, há sua Vitalidade (5 + Combate e Constituição), sua Estabilidade (5 + Comunicação e Consciência) e os Aspectos, que são particularidades do personagem (escolha duas, uma principal e outra secundária). A ideia é que elas sempre, ou quase sempre, apareçam no personagem, garantindo um bônus de 1d6 em um teste, ou uma complicação se ela for compelida como um defeito. 

Os personagens pagam 1 Ponto de Atuação (PA) para receber o bônus de 1d6 em um teste quando invocar seu Aspecto para aquela cena e ganham 1 PA quando aceitam uma complicação (ou seja, não pagam 1 PA para evitar a complicação). Não há limites de PA, mas sempre no final de uma sessão os seus pontos zeram e no início de uma sessão todos recebem 1 PA.

Além disso, todo jogador escolhe um naipe pro seu personagem e o anota.    

MAS, ENTÃO, É SÓ ISSO PARA FAZER A FICHA?

Sim! Mas tem ainda duas possibilidades (uma anula a outra) se quiser diversificar mais suas ficha:

1. Você pode adicionar um Aspecto e diminuir um valor de +1 para 0.

2. Você pode aumentar um valor de 0 para +1 e diminuir 1 ponto de Vitalidade ou Estabilidade.

MAS E O QUE SÃO OS PONTOS DE EXPERIÊNCIA?

Sempre que completa um Eixo Narrativo, de acordo com o Mestre, o jogador saca duas cartas. Se a primeira carta for do mesmo naipe do personagem, descarte-a e escolha uma opção (cada uma só pode ser escolhida uma vez):

1. Você adiciona 1 em uma das suas 5 característica.

2. Você adiciona um Aspecto em sua ficha.

Se o naipe for diferente daquele do seu personagem, a qualquer momento do jogo você pode substituir o valor de um dado (antes de rolar), por aquele da carta (Ás conta como 1, J como 11, Q como 12 e K como 13), ou seja, você fica com a carta guardada, visível na sua frente até usar e então a descarta.

Depois disso, o jogador deve sacar mais uma carta de Eixo Narrativo, a critério do Mestre.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fuga para Cima!

Aventuras em Skylark

De Surya para Aysha