Pátria Dele$

 

Esse é um RPG minimalista para o Game Jan 64 Nunca Mais, organizado pelo Coisinha Verde e que pode ser acompanhado na tag #JAM_64NUNCAMAIS (nas principais redes sociais: twitter e instagram). Ele lida com tortura, crimes, opressão, censura, perseguição e outros temas sensíveis, mas não poderia deixar de ser assim pelo cenário tratado.


Criando o Personagem:
Primeiramente, escolha a origem dele: revolucionário ou família tradicional brasileira. Caso queira, role d66 na tabela:

d66 1, 2, 3 (Revolucionário) 4, 5, 6 (Família Tradicional Brasileira)
1 Estudante Político
2 Artista Empresário
3Estrangeiro Ex-militar
4Jornalista Combativo Profissional Livre
5 Operário/Trabalhador Rural/CLT Católico
6 Boêmio Professor

Os Revolucionários geralmente estão à margem sob os anos de chumbo, talvez podendo se salvar com um ou outro contato nesse país extremamente corrupto. Eles começam com:
Inspiração 2
Contatos 1

A Família Tradicional Brasileira apesar de pensar o contrário, também se deu muito mal com a ditadura, tendo a repressão chegando a todos um hora ou outra. Anote na sua ficha:
Contatos 2
Inspiração 1

Depois de anotar esse atributos, distribua 2 pontos nos restantes:
Liberdade 
Anarquia

Se você tiver Liberdade 1+, converse com o mestre sobre um recurso legal que só o seu personagem tem, ou role na tabela: 

d6Recursos
 1, 2 Maleta de dinheiro
3, 4Proximidade com um "inimigo"
5, 6Amor com um colega de luta

Se você tiver Anarquia 1+, converse com o mestre sobre um recurso legal que só o seu personagem tem, ou role na tabela: 

 d6 Recursos
 1, 2 Coquetel molotov
3, 4Armas
5, 6Esconderijo bem protegido

Dê um nome para o seu personagem, defina a idade e todos os detalhes a mais para melhorar a representação dele.


Criando uma Aventura:
As aventuras em Pátria Dele$ envolvem o combate ao governo militar, organizando uma luta armada ou simplesmente tentando sobreviver às arbitrariedades do regime. Caso estiver sem inspiração, o mestre pode rolar na tabela a seguir:

 d6  Ideia de Aventura
1 Tirar um amigo/parente dos porões da ditadura
2 Roubar um banco
3Organizar o sequestro de um embaixador
4Se livrar de uma perseguição
5 Bomba/Reunião de Estudantes/Show de Música
6 Resistir na prisão

O jogo se passa em fases chamada de anos (ver abaixo). O mestre pode procurar inspiração também no que aconteceu em determinada data. Por exemplo: chegado do homem na lua (1969), título da copa (1970), etc...
   

O Dado do Caos:
Sempre que começar uma aventura, todos os jogadores devem rolar um Dado do Caos. Consulte a tabela a seguir para saber o resultado.

    d6        Dado do Caos

 1 1 ano se passou
22 anos se passaram
33 anos se passaram
44 anos se passaram
5
AI-5! Você ou alguém bem próximo foi pego. Diminua sua Liberdade em 1.
Se ela já for zero, você está fora de jogo (pode ter ido em exílio, "suicídio", seu corpo nunca foi encontrado ou outro fim trágico).
Uma quantidade de anos igual sua Anarquia se passaram.
6
Sorte grande! Aumente sua Inspiração ou Contatos em 1. 
Uma quantidade de anos igual sua Anarquia se passaram.

O jogador com o maior resultado no Dado do Caos define a quantidade de anos que se passaram durante uma aventura. A ditadura durou 21 anos, então o objetivo é chegar até lá. Este é um jogo difícil, mas se você for bem sucedido poderá salvar bastante pessoas, lutar por uma Anistia ou Comissão da Verdade mais justa, etc, conforme o desenrolar das aventuras).


Jogando essa Coisa:
Para realizar qualquer ação, o jogador rola 1d6 e busca um valor maior que 5. Ele pode somar qualquer atributo que o mestre julgar pertinente (normalmente Inspiração ou Contatos, pois os outros 2 são mais vagos).

Ao sofrer dano, o jogador diminui um dos atributos. Se qualquer um deles chegar abaixo de 0 o personagem foi pego pelos milicos ou decidiu abandonar a resistência. Crie outro personagem para essa ou para próxima aventura, conforme o mestre achar conveniente.

Se uma aventura for bem-sucedida (isso quer dizer que você sobreviveu ou que deixou um legado), aumente o valor de Anarquia do seu personagem atual ou do próximo (se não sobreviveu) ou recupere 1 de Liberdade.



Outros jogos da Jam:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fuga para Cima!

Aventuras em Skylark

De Surya para Aysha