Apresentando: Rokugan


Rokugan é um mundo de fantasia baseado em grande parte na história e mitologia do Japão. Um conflito cósmico entre grandes Kami (Deuses ou espíritos), resultou em um novo panteão e na queda de um deles no abismo do mundo inferior.

Depois disso, os Kami viveram como humanos, estabelecendo junto com eles o sistema feudal pseudojaponês que rege Rokugan. No entanto, o retorno do irmão caído, Fu-Leng, corrompido e transformado numa criatura maligna, levou a uma guerra e tentativa destruir Rokugan com um exército de Oni. Ele foi finalmente derrotado por um grupo de heróis de cada um dos 7 Clãs e um monge chamado Shinsei. A alma de Fu-Leng foi aprisionada em pergaminhos sagrados e o império conheceu 1000 anos de paz.

Paz se você desconsiderar Clãs guerreando entre si, cortesãos trocando ameaças veladas nas cortes, bandidos se aproveitando dos camponeses, cultos sangrentos tentando erguer os mortos, tramas do passado que desertam lentamente e ter o legado de Fu-Leng sempre rivalizando o império.

Os personagens de L5A podem pertencer a uma das seguintes profissões: Bushi (Guerreiro) ou Shugenja (Mago/sacerdote), sendo ambos considerados da casta samurai. Além disso e sendo de capital importância está o conceito de Clã, que determina o estilo de combate (no caso dos Bushi) e de feitiços (para os Shugenja).

Os Clãs são os seguintes:

Clã do Dragão: Um clã enigmático e pequeno. São dados a contemplação e aos enigmas. Seus Bushi dominam o estilo da luta com duas armas (katana e wakizashi) e seus Shugenja dominam a arte da alquimia.

Clã do Caranguejo: Quando Fu-Leng foi derrotado, uma porção do mundo ficou maculada para sempre, as Terras Sombrias. Os males que ali habitam ameaçam Rokugan noite e dia, ou o fariam se não fosse por uma enorme muralha, erigida como primeira e melhor linha de defesa do império. Os Caranguejos são seus guardiões, não sendo muitos chegados às maneiras dos cortesãos, preferindo a batalha e sacrifício por Rokugan. Os Bushi são famosos por suas armas gigantes e armaduras pesadas, os Shugenja na forma como combater criaturas das Terras Sombrias.

Clã do Escorpião: Esse Clã dispõe de uma das piores reputações. Há um ditado que diz: "Se tem um segredo, certamente um escorpião já sabe sobre ele." São mestres nas artes de subterfúgio e enganação, mas fanaticamente leais aos seus. Os Bushis costumam usar de ataques surpresas, os Shugenja protegem os pergaminhos negros que guarda Fu-Leng. Ademais, todos os Escorpiões vivem suas vidas com uma máscara cobrindo o rosto.

Clã do Unicórnio: O Clã do Unicórnio deixou Rokugan nos primeiros dias do império para explorar outras terras. Voltaram há alguns anos com vários costumes Gajin e uma de suas maiores riquezas: seus cavalos de guerra. São tratados quase como bárbaros pelo resto dos Clãs. Seus Bushi são grandes cavaleiros e seus Shugenja dominam uma estranha forma de magia baseada em amuletos.

Clã da Fênix: Esse pequeno Clã tem os maiores feiticeiros do império. Sua dedicação para a magia só rivaliza com a sua fama como pacifistas. Seus Bushi são conhecidos como guardas pessoais e seus Shugenja podem dominar qualquer tipo de feitiço, incluído aqueles do elemento do Vazio.

Clã do Leão: O braço direito do imperador, detentor de uma grande força militar. O Clã do Leão glorifica a honra e tomam como seu o caminho do samurai. Seus Bushi estão entre os mais leais e fortes do império enquanto seus Shugenjam comungam com os espíritos dos seus antepassados.

Clã da Garça: Desde os primeiros dias do império, as esposas do imperador têm sido do Clã da Garça. Extremamente orgulhosos de seu papel no império, eles tem em grande estima a beleza e as artes cortesãs. Isso poderia fazer pensar que são fracos, mas entre suas fileiras estão os maiores Duelistas do império.

Além disso, há as "profissões" dos cortesões e monges, além dos Clãs menores, mas isso seria motivo para outro poste e acho que já seja suficiente para conhecer Rokugan, o Império Esmeralda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fuga para Cima!

Aventuras em Skylark

De Surya para Aysha