Synthicide: After the Fall of Civilization
"O último bastião da humanidade caiu tentando conter uma praga mutante. Séculos mais tarde, a humanidade apega-se aos restos de civilização no centro da Via Láctea. Você é um cyberpunk, tentando sobreviver em meio às gangues, megacorporações e, principalmente, à Teocracia Mecânica da Igreja de Ranix."
Há tempos eu esperava um RPG que trouxesse o clima cyberpunk, com pitadas de transumaníssimo, robôs assassinos e uma história com um futuro realmente envolvente (e, nesse caso, bem dark). Precisava ter também um bom sistema que potencializasse isso tudo. Muitas exigências? Talvez. Mas eu mal sabia que isso já tinha sido lançado (sem grandes alardes, porém com uma crítica positiva, pelo que analisei) em um kickstart de 2017!
Trata-se de Synthicide, que tem o seguinte epíteto anunciando o que aguardar nas mesas de jogo: "Quando robôs são deuses, matar humanos é algo justo!" De arrepiar, eu sei.
Contendo um pouco minha empolgação, vamos aos contras: o livro não parece ser bem organizado e contém várias tabelas enfadonhas. As regras sim são bem explicadas e o sistema é bem simples (só 1d10, perícias apenas como "talentos" e atributos bem práticos), mas provavelmente um maior cuidado no acabamento pudesse tornar Synthicide mais conhecido.
Deixando a chatice de lado, vale mesmo ressaltar o cenário: uma igreja de adoradores de robôs malucos dominando a galáxia? Pessoas tentando sobreviver com comida e trabalho que não os sustentam direito? Implantes cibernéticos, mutantes e psionismo? Não tem como não amar cada um desses elementos e vê--los tão bem juntos.
A criação de personagem fornece várias opções, com o ponto positivo de não ser cansativo. Acredito que criar homebrews sem quebrar o sistema seja extremamente fácil, mostrando a versatilidade das regras.
A arte não é tão espetacular, porém passa bem o tom noir e sombrio que o jogo incarna. Ícones para representar os atributos e as facções ajudam a ilustrar ainda mais o livro. Eu particularmente gosto de artes monocromáticas do tipo. Me fizeram lembrar Rastro de Cthulhu e talvez adicionar regras para Insanidade seja interessante...
O sistema fornece mecânicas que turbinam a narrativa, mas não diria que seja um RPG Indie, não em termos de regras. Eu definiria que ele busca muitas influências em diversos estilos de jogo, resultando em algo único. Não genial, embora bastante eficiente.
Uma bom exemplo são os valores Determinação e Cinismo. Uma influência o outro e servem como uma espécie de bússola moral num universo opressor. Falamos de coisas que fazem o seu personagem se aproximar mais de monstros do que humanos, ou vice-versa, um tema que é sempre presente nas melhores histórias Cyberpunk.
Você escolhe ceder por uma vida fácil ou lutar contra um sistema extremamente corrupto e sem muitas esperança? Explorar o universo e tentar sobreviver da melhor forma possível ou se aliar à gangues e megacorporações traidoras? Seja qual forem suas escolhas, elas sempre trazem consequências.
Se você gosta de histórias cyberpunk, ou histórias dark, ou sci-fi, ou ainda quer testar algo novo, Synthcide é uma ótima pedida! Garanta já sua cópia ou role seu 1d10 e tente tirar um resultado maior que seu valor de Cinismo.
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